Pata de Cavalo (Original)

PATA DE CAVALO

Maria Celestina de Mello e Senna

½ libra de carne de porco; 1 libra de camarões; 1 cebola de Índia; ½ cebola seca; 1 fatia de pão molhado em água; sal e pimenta a gosto; e 8 a 10 azeitonas picainhas.

Para esta porção, são precisa cinco fatias de pão de forma, cortadas em triângulos: cada fatia dá para quatro triângulos.

Picam-se, separadamente, todos os ingredientes acima mencionados, e refogam-se do sequinte modo:

Deita-se banha para esturgir cebola da Índia e cebola seca; quando alourarem, junta-se-lhes uma pitada de sal e pimenta. A seguir, mistura-se o porco já picado e, só quando estiver bem cozido, é que se juntam os camarões picados e uma fatia de miolo de pã enxuto, misturando-se com muito cuidado esta pasta; por fim, as azeitonas picadas. Feito isto, e enquando estiver quente, coloca-se um bocado por cima de triângulo de pão que tenha sido tocado ligeiramente num ovo batido e, a seguir, com o auxilio de uma colher, vai-se pondo o recheio por cima doutros triângulus de pão; vai-se carregando para que o recheeio não fique separado do pão, quando fritar. Feito isto, passa-se por ovo bataido e pão ralado, não se esquecendo de tocar ao ovo batido os triângulos, à medida que se vão fazendo.

Freguem-se em banha ou em azeite de oliveira e servlem-se enquanto estiverem quentes.

Também se podem passar pelos biscoitos ralados, o que é mais prático e fácil.

Toca-se uma vez o pão em forma de triângulo antes de pôr a pasta; toca-se pela segunda vez pelo ovo batido e passa-se pelo pão ralado.

Scroll to Top