Diabo (Original)

DIABO

Maria Celestina de Mello e Senna

O diabo é preparado com os restos dos grandes jantares de véspera.

Ingredientes:

Carnes assadas, podendo ser galinha, pato ou faisão; carneiro, bifes panados e 1½ lb. de porco assado (“siu-chi-yôk”). Além das carnes, são precisos: 1½ de tomates picados; 1 cebola da Índia; 1 cebola seca; ½ colherinha de açafrão; 1 colher de “lat-chiu-cheong”; 1 pitada de açúcar; 2 colheres de “pickles” picado; ½ colher de mostarda; 1 colher de vinho de Porto e 1 colher de “Lea & Perrins Sauce”.*

PRIMEIRA PARTE: Com os ossos de assados faz-se um caldo, podendo acrescentar-se 1½ lb. de ossos frescos e 2 cenouras. Coa-se quando estiver pronto e deixa-se ficar.

SEGUNDA PARTE: Refoga-se cebola seca – quando loura, acrescenta-se-lhe tomates picados, ½ colherinha de açafrão e 1 colher de “lat-chiu-cheong” (sauce de chili) deixando-se esturgir com bastante banha.

TERCEIRA PARTE: Devagar, vão-se juntando ao esturgido carnes assadas e porco assado, remexendo tudo muito bem; junta-se-lhe o caldo cozido e coado previamente sem cobrir as carnes; quando começar a fervura, deitam-se-lhe 3 batatas cortadas, em quartos e cobre-se a caçarola. Logo que as batatas estiverem cozidas, o diabo está pronto. Dispõem-se numa travessa só as carnes, deixando o molho na caçarola para misturar com sauce “Lee & Perrins”, vinho de Porto e 1 colher de mostarda, 1 pitada de açúcar e 2 colheres cheias de “pickles ” cortados finamente. Entorna-se o molho sobre as carnes e, para o ornamentar, colocam-se por cima ovos cozidos às rodelas.

Como o diabo é preparado, com as carnes já cozidas, não é necessário muito caldo para o cozer, mas apenas o suficiente para cozer as batatas.

  • Worcestershire sauce
Scroll to Top