12 camarões grandes; ½ libra de camarões pequenos; ½ cebola da Índia; ½ cebola seca. Um pouco de pinhão torrado e moído; e miolo de uma fatia de pão molhado em água.
Lavam-se os camarões grandes; cortam-se todas as patas e, com uma boa faca, cortam-se horizontalmente, a fim de se separar a carne, tendo-se o cuidado de não partir a casca ao desligar a cabeça e a cauda.
Descascam-se os camarões pequenos e guardam-se as cascas que se cozem com um cup de água e se separam para preparar o molho.
Pica-se a carne dos camarões grandes e pequenos e tempere-se com sal e pimenta e um pouco de sutate “sam chau”.
Deita-se uma caçarola banha suficiente para esturgir cebola da Índia e cebola seca; quando se mostrarem louras, junta-se-lhes o picado de camarões, o miolo de pão prèviamente molhado e espremido com a mão, e o pinhão torrado e moído. Mistura-se muito bem (podendo ligar com a gema de um ovo). Com uma colherinha, vai-se recheando as cascas do camarões grandes, comprimindo um tanto. Passa-se tudo por ovo batido, pão ralado e frege-se, com cuiddo, em banha.
Vai-se dispondo na travessa e deita-se-lhe por cima o molho preparado, do seguinte modo:
Refoga-se uma cebola da Índia; quando alourar, deita-se-lhe por cima uma colher da sopa de pão ralado, meio cup de caldo preparado com as cascas dos camarões pequenos (lembra-se que este deve ser passado por uma peneira fina) e deixa-se ferver; retirado do lume, lança-se por cima dos camarões; este molho não chega a cobrir, completamente, os camarões já fritos na travessa. Também se pode preparar com molho de tomates.